Nós, Aline Mello e Edmilson Moura, na condição de cidadãos goianienses e membros fundadores da…
TEXTO: Baseado na fala, questionamentos e na excelente explanação da @karlaemmanuela23
Participação Popular/Social DEVE SER ouvida e considerada.
Este novo Plano Diretor de Goiânia nos leva ao CAOS EXTREMO AMBIENTAL.
Queremos publicidade e transparência dos dados socioeconômicos ambientais.
Plano Diretor que não cita a Pandemia – COVID-19😷 (Saúde Pública)
Plano Diretor, Uso do Solo, Ordenamento da Cidade são as possibilidades que temos de viver, de bem estar e de qualidade de vida. Cidade urbanizada com a minoria de área rural com um Território extremamente importante para o ponto de vista: rural, ambiental, proteção das LEIS da natureza, física, biologia, ciência, águas, nascentes, florestas, biodiversidade, vida, expansão dos povos tradicionais e dos povos indígenas. Expansão urbana – Suprimir as áreas de APPs (A partir da Cota de Inundação). Proteção aos interesses da COLETIVIDADE. É necessário ampliar as construções, investir na construção civil, no setor imobiliário MAS investir na economia, criação de empregos, trabalho qualificado e decente, proteção dos grupos mais vulneráveis, criação de outras alternativas que não degradam a questão ambiental, meio ambiente e nossas APPs.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS – Diferença de temperatura, calor, impactos na redução de água, chuvas extremas com alagamentos, problemas de doenças e até óbitos. O Plano Diretor de Goiânia de 2007 cuja as APPs protegiam os leitos dos rios a partir da Cota das Inundações. E nós temos convivido e presenciado os alagamentos. E esse novo Plano Diretor de Goiânia é mais permissivo e só irá aumentar a problemática dos alagamentos. Não podemos esquecer a importância das APPs nos cursos d’água. A preservação ambiental, áreas verdes públicas, as questões ambientais também protegem o patrimônio financeiro das pessoas. Vamos defender a NATUREZA para a nossa vida e sobrevivência.
QUESTIONAMENTOS:
📍 Com as mudanças climáticas globais o que a sociedade urbanizada está fazendo com a natureza para a nossa vida?
📍 Nós queremos morar de qual forma e qual jeito?
📍 Esse Plano Diretor é para quem? Para todos ou para quem pode pagar por moradia de qualidade? O Plano Diretor está sendo planejado e implementado? Atendendo os interesses de alguns a cidade está sendo planejada em detrimento do direito dos demais?
📍 O Plano Diretor está adaptado e preocupado com a quantidade e a qualidade da água para a população?
📍 Proteção das árvores para infiltração das águas no subsolo ou mais supressão de vegetação?
📍 Porque acontece alagamentos?
📍 Porque não protegemos as árvores das áreas verdes e as áreas de APPs?
📍 Porque não investir em infraestrutura ou em um projeto de planejamento e crescimento na cidade? Com os novos loteamentos esqueceram das áreas de infiltração?
📍 Pense!
Racionamento de água; Aterro Sanitário;
Resíduos Sólidos – Revigorar; Área Rural – Alimentos, geração de renda e empregos.